
Mayhem é uma banda de black metal, fundada no ano de 1984 em Oslo, Noruega. O nome Mayhem surgiu da canção "Mayhem With Mercy", encontrada no álbum "Welcome to Hell" (1981) da banda britânica Venom.
A banda ganhou grande repercussão pelo mundo após acontecimentos polêmicos em sua carreira, como suas performances violentas nos shows, o suicídio do vocalista Dead e o assassinato do guitarrista Euronymous pelo antigo integrante Varg Vikernes, também do Burzum.
O grupo lançou o influente EP chamado Deathcrush e acumulou um público fiel através de esporádicas e notórias performances ao vivo, atraindo mais atenção por suas ligações a uma série de incêndios a igrejas norueguesas e por violentos incidentes que os cercaram.
Eles separaram-se após o assassinato de Euronymous, pouco antes do lançamento de seu disco de estreia intitulado De Mysteriis Dom Sathanas, considerado um clássico gênero black metal.
Os membros restantes do grupo, Hellhammer (bateria) e Necrobutcher (baixo), juntaram-se ao vocalista Maniac e ao guitarrista Blasphemer e reativaram o Mayhem dois anos após o ocorrido. Atualmente a banda é composta por Hellhammer, Necrobutcher, Attila Csihar (vocal), Teloch e Ghul (guitarras).
Considerado o grande precursor do gênero, o Mayhem influenciou fortemente todo o black metal e foi fundamental para a evolução do metal extremo mundial. Seus trabalhos pós-Euronymous são caracterizados por implementar várias experimentações.
O disco Ordo Ad Chao, de 2007, recebeu o prêmio Spellemannprisen na categoria "melhor álbum de metal".
Inspirado por grupos como Venom, Slayer, Bathory e Celtic Frost, o Mayhem foi fundado em 1984 pelo guitarrista Euronymous, o baixista Necrobutcher e o baterista Manheim.
A banda começou a carreira fazendo covers de Black Sabbath, Venom, Motörhead, e depois gravaram sua primeira demo, Pure Fucking Armageddon, com Euronymous e Necrobutcher dividindo os vocais.
Em 1986 a banda se torna um quarteto com a entrada de Messiah nos vocais, que acabou apenas cantando em um show realizado em abril de 1986 em Ski, saindo do Mayhem ao final daquele ano.
Com a chegada de Maniac em 1987, a banda gravam seu primeiro EP, intitulado Deathcrush, lançado pelo selo Posercorpse Music; Messiah ainda participa do EP como convidado, cantando em duas músicas.
Deathcrush teve uma prensagem inicial de apenas 1000 cópias, que se esgotaram rapidamente.
O EP foi relançado em 1993 pelo novo selo de Euronymous, a Deathlike Silence Productions.
Em 1988, Maniac acabou sendo expulso do Mayhem por seu vício com drogas e Manheim saiu em busca de um emprego regular, deixando a banda com apenas dois integrantes.
Para substituí-los temporariamente, chegaram Kittil Kittilsen para os vocais e Torben Grue na bateria, mas que rapidamente também deixaram seus postos.