
Marty Friedman (nascido como Martin Adam Friedman, 8 de dezembro de 1962) é um guitarrista norte-americano. Ele foi guitarrista da banda de thrash metal Megadeth por quase dez anos.Conhecido também por uma consolidada carreira solo no japão aonde acompanha diversos artistas e também apresenta diversos progamas televisivos além de excursionar o mundo todo fazendo clinicas,shows e workshops.
Sua carreira musical começou com seu primeiro grande show, com a banda Hawaii, abrindo para o Deep Purple em Honolulu, Havaí.
Em 1986, Marty Friedman se reuniu com o virtuoso guitarrista Jason Becker (que hoje sofre de uma doença muito rara que paralisa todos os músculos do corpo, impedindo-o de tocar guitarra) para formar o Cacophony, banda que reunia influências Neo-Clássicas e de Heavy Metal, lançando o álbum Speed Metal Symphony. Um ano depois eles viriam a lançar o álbum Go Off. Participou também de vários projetos como o Explorer’s Club (que já contou com a participação de John Petrucci).
Marty Friedman escreve regularmente para várias revistas, entre elas a americana Guitar World e as japonesas Young Guitar e Burrn e quando não está em turnê ou gravando, costuma realizar workshops pelo mundo.
Atualmente acompanha a cantora Aikawa Nanase, na gravação em estúdio e turnê. Também tem gravado e compondo material com produtores de lá mesmo, além das vídeo-aulas. Seu trabalho mais recente é a música "Street Demon", trilha sonora do jogo Formula One 2005 para PlayStation.