
King Diamond, cujo nome verdadeiro é Kim Bendix Petersen (Copenhaga, 14 de junho de 1956), é um cantor dinamarquês de heavy metal, conhecido por sua extensão vocal, especialmente no uso do falsete, maquiagem pesada e apresentações que são bastante teatrais.
Sua primeira banda foi Black Rose e em 1980 ele formou o grupo Mercyful Fate. Seus álbuns musicais sempre contam histórias de horror, algumas baseadas em factos reais como é o caso do álbum "The Eye". A estrutura de seu microfone é feita com ossos humanos.
Após mais de 30 anos de carreira, King Diamond se destaca como um ícone do heavy metal, sendo influência para muitos músicos e bandas até os dias de hoje.
No fim de 2010 foi anunciado no site oficial do lendário vocalista, por sua mulher Livia, que ele sofreu um infarto e fez uma cirurgia colocando 3 pontes de safena, por suas veias estarem obstruídas. Assim, King ficou cerca de um ano fora das atividades.
Em 2012 ele retorna aos palcos em uma épica apresentação no Sweden Rock Festival e anuncia a preparação para o próximo álbum.
King Diamond começou sua carreira como o notório frontman do hoje cultuado, Mercyful Fate. A banda gravou álbuns hoje considerados clássicos no início dos anos 80 antes da separação motivada por diferenças musicais.
King Diamond lançou a carreira solo em 1985 com o auxílio do ex-membros do Mercyful Fate Michael Denner, guitarrista e do baixista Timi Hansen. Completavam a primeira formação o guitarrista Andy LaRocque e o baterista Mikkey Dee.
A banda gravou um single chamado "No Presents For Christmas" e, logo em seguida, lançaria seu primeiro LP: Fatal Portrait, gravado na primavera seguinte. O álbum se tornou um hit entre a legião de fanáticos do Mercyful Fate que percebeu que o legado vivia na mente obscura e aterradora de King.